POLÍCIA

MP arquiva inquérito que investigava supostas ameaças de morte contra delegado em MT

THIAGO STOFEL

REPÓRTERMT

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) arquivou o inquérito que investigava as supostas ameaças que o delegado Eric Fantin diz ter recebido de integrantes de uma facção, em 2022, no município de Brasnorte. Em um dos casos, uma câmera de segurança flagrou um homem atirando contra a casa do delegado, mas ele não estava na residência no momento.

LEIA MAIS – Vídeo mostra criminoso atirando contra casa de delegado em MT

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O MP entendeu que os elementos colhidos na investigação criminal não correspondem ao mínimo exigido para manter o inquérito em trâmite, inclusive, inexistindo indícios de autoria de ameaças. Por este motivo, o órgão ministerial decidiu não oferecer a denúncia e, ao invés disso, requerer o arquivamento.

“Convinhável e recomendável é, pois, o arquivamento do inquérito, ou mesmo a rejeição de exordial acusatória que se ofereça para a persecutio criminis in judicio, quando somente se tiver a palavra isolada e escoteira da vítima, contraposta à do indigitado autor do crime…. Não há motivo, pois, para que, em holocausto aos aspectos puramente teóricos de um princípio processual, submeta-se alguém às vicissitudes de um processo cujo resultado final está praticamente determinado”, diz trecho.

O MPE investigava pelo menos dois criminosos que teriam ameaçado de forma recorrente o policial, que seria pré-candidato a prefeito da cidade. O policial chegou a dizer que sua possível candidatura era uma ameaça para o crime organizado atuante na região.

Ele alega inclusive que ouviu de um faccionado preso que os líderes da organização teriam oferecido cerca de R$ 1 milhão pela cabeça dele. Porém, essas supostas ameaças não ficaram comprovadas na investigação.

“O Direito Penal não se compadece com meras suposições e conjecturas e, sendo o conjunto informativo visivelmente frágil e insuficiente para afastar a presunção de inocência e dar suporte a deflagração de uma ação penal, outra alternativa não resta ao Parquet senão a de postular pelo arquivamento do presente caderno policial”, conclui.

Ataque em Casa

Câmeras de segurança flagraram o momento em que um criminoso atirou contra a casa do delegado e pré-candidato a prefeito de Brasnorte, Eric Martin Fantin, na madrugada do dia 10 de junho. O policial acredita que o ataque tenha ocorrido por conta da corrida eleitoral.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o delegado conta que descobriu um plano onde pessoas ainda não identificadas estavam tramando para matá-lo.

Hoje, nesta madrugada, eles vieram e atiraram. Esses criminosos estão tentando de todas as formas me fazer desistir, pois eles sabem que a gente vai corrigir tudo que eles fizeram de errado no nosso município. É lamentável que eles coloquem em risco a vida dos meus amigos para atingir o objetivo que eles querem”, diz o delegado.

FONTE : ReporterMT

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 85 Hoje: 2 Total: 6918596

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.