POLÍCIA

Milhares de famílias em Gaza fogem de forma caótica após ultimato de Israel

O GLOBO

A pé, de carro, em motos e caminhões, levando vacas e camelos, centenas de famílias deixaram o norte de Gaza nesta sexta-feira, depois que O Exército de Israel ordenou a retirada de 1,1 milhão de pessoas para o sul do enclave antes de uma possível incursão terrestre. O movimento em massa de civis é caótico e extremamente perigoso, já que é feito por apenas uma estrada em uma das regiões mais densamente povoadas da Cidade de Gaza.

O movimento islâmico fundamentalista Hamas, que lançou ataques terroristas contra Israel no último sábado, rejeitou o ultimato e pediu para que os palestinos “se mantenham firmes”.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

De acordo com o chefe da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (Unrwa), Philippe Lazzarini, mais de 423 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas em Gaza nos últimos sete dias, desde que Israel impôs um cerco ao território e iniciou bombardeios de retaliação ao pior ataque em seu território em mais de 50 anos. Segundo ele, o enclave palestino “está se tornando rapidamente um inferno”.

A ordem de retirada inclui toda a Cidade de Gaza e dois grandes campos de refugiados, Jabalya e Beach. Também inclui as cidades de Beit Hanoun e Beit Lahia, ambas adjacentes ao principal ponto de passagem de Erez, no extremo norte da Faixa de Gaza.

Apena na capital, Cidade de Gaza, vivem cerca cerca de 700 mil pessoas — quase metade da população tem menos de 18 anos. Jabalya, o maior campo de refugiados da Faixa de Gaza, tem 116 mil habitantes, e outras 90 mil pessoas vivem no Beach. No total, há pelo menos seis hospitais na região.

Leia mais em O Globo.

FONTE : ReporterMT

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 91 Hoje: 2 Total: 7829945

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.