Mayke Toscano/Secom-MT
Mauro explicou que a responsabilidade da reforma nos vagões é da CAF, que faz parte do Consórcio VLT Cuiabá.
Mayke Toscano/Secom-MT
Mauro explicou que a responsabilidade da reforma nos vagões é da CAF, que faz parte do Consórcio VLT Cuiabá.
RENAN MARCEL
DO REPÓRTER MT
O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou que a reforma dos vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) caberá ao governo da Bahia, estado que comprou o modal mato-grossense por R$ 793 milhões. A assinatura do contrato de venda deve ocorrer em breve, após os ajustes finais entre os entes da federação.
“Esse é um problema do governo da Bahia. O valor que nós anunciamos é líquido para o governo de Mato Grosso. Mas é meio óbvia [a necessidade de reforma], porque ele vai comprar um negócio que está há 12 anos parado, com borracha toda arrebentada de sol, para no dia seguinte dar problema na Bahia?”, pontuou o governador em entrevista à imprensa nesta semana.
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Mauro explicou que a responsabilidade da reforma nos vagões é da CAF, que faz parte do Consórcio VLT Cuiabá. “Tem alguns custos previstos, mas eles estão fora do valor que Mato Grosso vai receber. Nós vamos receber o valor que pagamos no início mais a correção da inflação”.
A venda dos vagões é uma tratativa que vem ocorrendo desde o ano passado e se confirmou na semana passada. O acordo foi mediado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em comissão formada pelo presidente Bruno Dantas, e contou com representantes dos poderes Executivo e dos Tribunais de Contas de Mato Grosso e da Bahia.
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A composição envolveu a venda do material rodante e de equipamentos, bem como a extinção de cinco ações judiciais propostas pelo Consórcio VLT contra o estado de Mato Grosso e outras duas propostas por Mato Grosso em face do Consórcio.
O estado da Bahia vai pagar os R$ 793 milhões em quatro parcelas anuais, sendo que a primeira será paga até 31 de dezembro deste ano e as demais na mesma data de cada ano até 2027. O dinheiro que entrará no caixa do Governo é suficiente para custear todas as obras do Sistema BRT, no valor de R$ 468 milhões, e ainda sobram R$ 325 milhões para comprar os ônibus e realizar outros investimentos. Ao todo, são 40 trens com sete vagões cada um.
FONTE : ReporterMT