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Estado dos vagões foi avaliado e aprovado pelo governo baiano.
APARECIDO CARMO
DAFFINY DELGADO
O governador Mauro Mendes (União) disse, nessa segunda-feira (18), que as conversas em andamento para a venda dos vagões do VLT de Cuiabá e Várzea Grande para o governo da Bahia só vão prosperar se Mato Grosso recuperar o dinheiro que investiu na compra dos equipamentos que nunca foram colocados em funcionamento.
Em conversa com a imprensa durante o evento de assinatura da ordem de serviço de duplicação de mais um trecho da rodovia federal BR-163, o chefe do Executivo estadual explicou que o Governo do Estado não é dono dos vagões, mas sim o Consórcio VLT, contratado para a implantação do modal.
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“Quem está cuidando daqueles vagões é a empresa, quem dá guarda, quem dá manutenção, quem cuida do local são eles. Entretanto, nós fomos chamados pelo Tribunal de Contas da União para tentar uma conciliação no TCU através do ministro Bruno Dantas, que é o presidente, que se propôs a intermediar entre um interessado, que era o governo da Bahia, entre os donos dos vagões, que é o Consórcio, e o estado de Mato Grosso, que pagou por isso, mas que hoje cobra na Justiça o dinheiro de volta”, disse.
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Mauro disse que o secretário de Fazenda Rogério Gallo está empenhado nas negociações para encontrar um ponto de consenso que permita que as conversas levem a um acordo definitivo. Além disso, ressaltou que mantém contato constante com o presidente do TCU, Bruno Dantas.
“Se nós encontrarmos uma solução consensual que reponha o dinheiro que nós gastamos corrigido, okay, nós podemos aceitar. E essa negociação está andando e nós temos representantes do governo de Mato Grosso acompanhando junto com o governo da Bahia, junto com o TCU, junto com o Tribunal de Contas do Estado, acompanhando essa negociação. E as reuniões continuam e eu estou torcendo para chegar em um resultado que seja bom para todo mundo”, concluiu.
Os vagões do VLT custaram aos cofres públicos R$ 497 milhões e a obra deveria ter sido entregue para a Copa do Mundo de 2014, em razão de Cuiabá receber algumas das partidas do mundial. O modal de transporte nunca saiu do papel.
O Governo de Mato Grosso pediu R$ 1,2 bilhão para repassar a estrutura para a Bahia. Mas o governo do estado nordestino ofereceu R$ 700 milhões. O interesse dos baianos se dá por conta de um relatório da CCR, empresa que administra o Sistema Metroviário de Salvador, que aponta que os vagões de Mato Grosso estão em boas condições de operacionalização.
O governador Mauro Mendes evitou entrar em detalhes das negociações e disse que vai se pronunciar a respeito quando houver algo concreto.
FONTE : ReporterMT