Carol Queiroz/CNN
Vista panorâmica da cidade mostra Manaus coberta por fumaça.
DO REPÓRTER MT
Manaus voltou a amanhecer encoberta pela fumaça das queimadas na floresta amazônica nesta sexta-feira (13). É o terceiro dia consecutivo que a capital do estado do Amazonas registra péssimos índices de qualidade do ar. Nessa quinta-feira (12), a Prefeitura da cidade comunicou o cancelamento de vários dos eventos previstos para o aniversário de 354 anos de Manaus, que ocorre no próximo dia 24 de outubro.
Segundo a plataforma Selva, que monitora a qualidade do ar na região numa escala que vai de 0 microgramas por metro cúbico até 160, a capital amazônica registra nesta sexta-feira (13) um índice de 200 microgramas por metro cúbico. Na quarta-feira, o número chegou a 499, pela manhã.
Segundo o superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, fumaça que encobre Manaus vem de municípios da região metropolitana.
“Essa fumaça vem dessa região e é provocada pelo uso inadequado do fogo em áreas de agropecuária e que se estendem para áreas de vegetação”, afirmou para o site G1 Amazonas.
Imagens compartilhadas em redes sociais e compiladas pela rádio Itatiaia mostram que a fumaça se espalhou por todos os pontos da cidade e até pilotos de embarcações que trafegam pelos rios da Amazônia tem dificuldade em ver o que está a mais de um palmo de distância. Veja abaixo.
Até mesmo a observação do eclipse solar anular, que ocorre neste sábado, pode ser prejudicada pela poluição. O Amazonas é um dos nove estados do Brasil na faixa de anularidade onde o eclipse será completo.
Veja imagens da poluição:
FONTE : ReporterMT