Reprodução
No discurso, o petista disse que a homologação frustra as expectativas dos indígenas, que queriam seis terras demarcadas
Reprodução
No discurso, o petista disse que a homologação frustra as expectativas dos indígenas, que queriam seis terras demarcadas
RENAN MARCEL
DO REPÓRTER MT
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta quinta-feira (19), a demarcação de duas novas terras indígenas no Brasil e uma delas é em Mato Grosso: a Cacique Fontoura. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (19).
Leia mais: Lula pode anunciar hoje demarcação de terra indígena em Mato Grosso
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A área fica localizada nos municípios de São Félix do Araguaia e Luciara. São mais de 32 mil hectares. A demarcação reconhece a posse permanente da área pelo povo índigena Karajá.
A outra nova TI demarcada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), denominada Aldeia Velha, está localizada na Bahia.
No discurso, o petista disse que a homologação frustra as expectativas dos indígenas, que queriam seis terras demarcadas. O anúncio foi feito na quinta (18) durante a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI).
As outras quatro terras indígenas que ainda não foram demarcadas, conforme Lula, estariam ocupadas por centenas de pessoas, algumas que, inclusive, possuem títulos de propriedade.
“Temos alguns problemas de terras ocupadas por fazendeiros e pessoas, que às vezes são mais pobres do que nós. Tem uma, por exemplo, que tem 800 pessoas. Os governadores me pediram mais tempo e nós vamos dar esse tempo. Não queremos colocar a polícia para tirar essas pessoas“, afirmou Lula.
FONTE : ReporterMT