JLSIQUEIRA / ALMT
Servidores não terão perda inflacionária.
APARECIDO CARMO
DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT
O Governo do Estado e a Assembleia Legislativa chegaram a um consenso e o Reajuste Geral Anual (RGA) de 2024 dos servidores estaduais será de 4,62%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação do país.
Havia um impasse sobre o índice que seria adotado, porque na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), havia a expectativa de que a inflação fosse ficar na casa dos 5,8%, o que acabou não acontecendo.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Depois de horas de negociação, que inclusive chegaram a adiar o início da sessão parlamentar, o martelo foi batido e fica na Lei Orçamentária Anual (LOA) o índice inflacionário oficial, de 4,62%.
LEIA MAIS – Deputados aprovam contas do governo Mauro Mendes referentes a 2022
“O governo alega que esse ano vai ter quebra de safra, que vai ter que ter um crescimento vegetativo da folha que é em torno de 3%, que vai fazer várias contratações de servidores militares, policiais civis, em outras áreas, e que isso também vai onerar a folha”, explicou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União).
Vice-líder do governo na Assembleia, o deputado Beto Dois a Um (PSB) disse que o índice aprovado tem validade imediata, já para o salário de janeiro.
“Eu acredito que há um bom termo aí, para que o Estado consiga arcar com esse reajuste e os servidores não saiam prejudicados”, disse aos jornalistas após a sessão desta quinta-feira (11).
FONTE : ReporterMT