RepórterMT
Delegado Ruy Guilherme alerta para golpes na internet
JOÃO AGUIAR
DO REPÓRTER MT
Enquanto navega pelas redes sociais, como Instagram e Facebook, você já deve ter visto anúncios sobre renegociação de dívidas, resgate de saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou outros parecidos. Mas é bom ficar alerta, pois muitas vezes se trata de golpe.
As postagens, no geral, simulam condições vantajosas de descontos para as dívidas, que chegam até 95% em alguns casos, ou oferecem resgate do saldo do FGTS em poucos minutos.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
As conversas, quase sempre começam com robôs. A vítima dá os seus dados pessoais, dados bancários e, depois isso, começa a conversar com o golpista, que oferece os ‘serviços’. Ao final, o criminoso emite um boleto ou passa uma chave Pix, para o pagamento da suposta dívida ou dos ‘serviços’ prestados.
Em conversa com o RepórterMT, o delegado Ruy Guilherme Peral da Silva, da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) afirmou para as pessoas serem cuidadosas com esses tipos de anúncios. “As instituições financeiras ou o próprio governo dificilmente vão apresentar propostas e anúncios em redes sociais”, afirma.
“Então sempre que surgir qualquer espécie de anúncio nas redes sociais de proposta para empréstimo, proposta para renegociação de dívidas, ainda que seja do programa Desenrola do governo, o cidadão não deve clicar no link”, alerta.
“Se o cidadão tiver interesse ele deve procurar os canais oficiais do banco, do governo, os aplicativos oficiais para fazer o contato, para simular uma renegociação de dívida, para ver o saldo do FGTS. Tem canais oficiais disso”, acrescenta.
Ainda segundo o delegado, caso o cidadão clique em anúncios que viu nas redes sociais, ele pode ser redirecionado para uma página falsa. “E esse site falso vai ter como objetivo coletar os dados dessa pessoa ou até mesmo fraudes financeiras”, salienta.
“Até mesmo no WhatsApp. Se receber mensagens como: ‘renegocio sua dívida com 90% de desconto por meio desse link’. Não clique no link, não confie em links compartilhados por meio de redes sociais”, completa.
Caí no golpe… e agora?
O delegado Ruy Guilherme diz para que, quando a vítima descobriu que caiu em um golpe, o primeiro passo é denunciar o crime para a polícia e para a instituição bancária. “Pode ligar no número 197 ou registrar o boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela nossa delegacia virtual para que as providências investigativas sejam tomadas”, explica.
“Importante a vítima reunir o máximo de informação que conseguir, prints de conversas, do pagamento, para a possível recuperação dos valores”, concluiu.
FONTE : ReporterMT