Reprodução
Por meio de uma postagem nas redes sociais, os parlamentares explicaram que o pedido foi baseado nos relatos de agricultores e pecuaristas
Reprodução
Por meio de uma postagem nas redes sociais, os parlamentares explicaram que o pedido foi baseado nos relatos de agricultores e pecuaristas
DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), e a vice-presidente Janaina Riva (MDB), encaminharam nesta quinta-feira (21) um pedido para que o governador Mauro Mendes (União) decrete situação de emergência no Estado, por causa da seca que tem castigado os campos do agronegócio.
Nas redes sociais, os parlamentares explicaram que o pedido foi baseado nos relatos de agricultores e pecuaristas sobre os prejuízos econômicos que a escassez de chuvas têm causado este ano.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Diante do cenário de seca e estiagem que Mato Grosso enfrentou ao longo deste ano, estamos enviando ao governador um pedido assinado por vários deputados para que o estado decrete situação de emergência”, escreveram os dois deputados, em publicação conjunta.
“São vários os relatos de produtores perdendo toda sua da produção, gado morrendo de sede e sabemos que isso impacta principalmente os pequenos, refletindo negativamente em toda a economia do Estado.”
A medida está sendo adotada por vários prefeitos do interior para mobilizar todos os órgãos municipais a atuarem ações de ajuda para amenizar os impactos climáticos.
“Esse também é um pedido da Aprosoja, Famato e de municípios como Primavera do Leste, Juara, Canarana e outros que já decretaram situação de emergência para ajudar os produtores nesse cenário de dificuldade”, finaliza a publicação.
Nesta semana o governador Mauro Mendes adiantou que o governo vai adotar o “contingenciamento das despesas programadas” para o início do próximo ano, a fim de evitar um possível colapso decorrente da estiagem.
FONTE : ReporterMT