Costfoto/Barcroft Media via Getty Images
Em Mato Grosso, o fenômeno já poderá ser visto por volta das 14h.
Costfoto/Barcroft Media via Getty Images
Em Mato Grosso, o fenômeno já poderá ser visto por volta das 14h.
THAÍS BEMFICA
DO REPÓRTER MT
Um eclipse solar anular poderá ser visto no céu de Cuiabá neste sábado (14). O fenômeno ficará visível por quase três horas, no período da tarde.
O eclipse solar anular ocorre quando a Lua se posiciona na frente do sol. Como o disco lunar estará levemente menor que o solar, haverá visibilidade de um anel luminoso, conhecido como anel de fogo, ao redor da sombra da lua. Esse evento astronômino é causado pelo alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua. Assim que o satélite entra na sombra do planeta e bloqueia a luz. O fenômeno ocorre apenas durante a fase da Lua cheia.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Segundo o Brasil em Mapas, o eclipse já poderá ser visível em boa parte do país ainda durante a tarde. Regiões do norte e nordeste terão mais visibilidade do fenômeno.
Em Mato Grosso, o fenômeno já poderá ser visto por volta das 14h, com sol parcialmente encoberto pela lua. Segunso o site Time and Date, o fenômeno durará cerca de 2h40, iniciando às 14h12, com o ápice, com cerca de 61.62% de cobertura, às 15h38, finalizando às 16h52.
Para obervar o fenômeno em segurança é necessário evitar o contato a olho nu diretamente com os raios solares porque a borda luminosa pode causar danos a saúde. A recomendação é o uso de óculos especiais com filtro solar, através de óculos de soldador número 14 ou utilização de objetos que permitam a visibilidade sem danificar a visão como telescópios, binóculos e lunetas. Também é indicado usar filtro solar.
Lembrando que o indicado é observar o eclipse por períodos curtos e intercalados, sendo 30 segundos de descanso para cada 10 segundos admirando o fenômeno.
FONTE : ReporterMT