Reprodução
Inmet emitiu dois alertas para Mato Grosso, um de tempestade e outro de chuvas intensas
VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT
Cuiabá e outras 72 cidades de Mato Grosso estão sob alerta laranja, que representa perigo para o risco de tempestades com ventos que podem ir de 60km/h a até 100km/h. O alerta é feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e inicia nesta sexta-feira (18) e termina no domingo (20).
De acordo com o instituto, também há um alerta amarelo de chuvas intensas para todo o estado nesses três dias. Os ventos mais fortes são esperados para este sábado (19), quando há possibilidades de cair entre 30 e 100 mm de chuva, com ventos de até 100 km de por hora.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Com essa combinação entre chuvas e ventos intensos, é preciso redobrar a atenção quanto aos riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Previsão por municípios
Como consequência das chuvas, o calor deve dar uma trégua. Em Cuiabá, os termômetros devem marcar a temperatura máxima de 34°C tanto no sábado, quanto no domingo. Os dois dias devem amanhecer com a temperatura mínima na casa dos 24°C e a umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 90% em todo o fim de semana.
Em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), a mínima será de 20°C no sábado e a máxima de 31°C. Já no domingo a mínima deve ficar em torno de 21°C e a máxima chega a até 32°C.
Em Rondonópolis (214 km de Cuiabá), o sábado terá mínima de 22°C e máxima de até 30°C. No domingo, a mínima se repete e a máxima sobe para 32°C.
Já em Cáceres (218 km de Cuiabá), a mínima no sábado fica na casa dos 21°C e a máxima chega a 32°C. No dia seguinte, a temperatura amanhece em 22°C, podendo subir a até 35°C.
Em Sinop (480 km de Cuiabá), as temperaturas máximas serão de 32°C no sábado e no domingo e as temperaturas mínimas serão de 23°C no sábado e 24°C no domingo.
Os outros 72 municípios do estado que estão sob alerta laranja para o risco de tempestade são: Acorizal, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Paraguai, Alto Taquari, Araguainha, Araputanga, Arenápolis, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Brasnorte, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Curvelândia, Denise, Diamantino, Dom Aquino, General Carneiro, Glória D’Oeste, Guiratinga, Indiavaí, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itiquira, Jaciara, Jangada, Juara, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Lucas do Rio Verde, Mirassol d’Oeste, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Olímpia, Nova Ubiratã, Novo São Joaquim, Paranatinga, Pedra Preta, Planalto da Serra, Poconé, Ponte Branca, Porto Estrela, Poxoréu, Primavera do Leste, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Rondonópolis, Rosário Oeste, Salto do Céu, Santa Rita do Trivelato, Santo Afonso, Santo Antônio do Leste, Santo Antônio do Leverger, São José do Povo, São José do Rio Claro, São José dos Quatro Marcos, São Pedro da Cipa, Sapezal, Sorriso, Tangará da Serra, Tapurah, Tesouro, Torixoréu, Vale de São Domingos, Várzea Grande.
FONTE : ReporterMT