Reprodução
O momento marca o início da montagem efetiva sobre a fundação já construída em alvenaria tradicional
Reprodução
O momento marca o início da montagem efetiva sobre a fundação já construída em alvenaria tradicional
DO REPÓRTERMT
Começaram a chegar em Sinop, nesta quarta-feira (24), os módulos pré-fabricados para a construção do novo Hospital Municipal. Os 14 caminhões, que chegaram em comboio, e com partes da estrutura à mostra, chamaram a atenção dos moradores da região entre os bairros Menino Jesus II e Vila Itália, na região do grande São Cristóvão, onde a obra está acontecendo.
O momento marca o início da montagem efetiva sobre a fundação já construída em alvenaria tradicional. Com a construção modular, o hospital será concluído em um terço do tempo de uma obra tradicional. Uma construção deste porte demoraria ao menos três anos, enquanto esta, tem prazo total de um ano, com entrega prevista para dezembro de 2024.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Curiosa com o movimento de caminhões na frente da sua casa, a professora Elaine Fátima Arseno, foi conferir de perto a novidade e comentou que a chegada dos módulos mostra que realmente a obra não é mais uma promessa e está saindo do papel.
“Ganhamos esse grande presente, que é um hospital aqui no bairro. A população de Sinop está esperando que seja terminado esse hospital rapidamente, e o pessoal aqui do bairro já está comentando que algumas pessoas devem montar comércios aqui perto”, comemora.
A ordem de serviço para início das obras foi assinada pelo prefeito Roberto Dorner (PL) em dezembro de 2023, como cumprimento de sua promessa de campanha. O investimento é de R$ 42 milhões, com recursos próprios do município, e R$ 10 milhões de emenda do senador Wellington Fagundes, do mesmo partido que Dorner.
“É uma data muito importante para nós do município de Sinop. Recepcionamos 14 carretas que trouxeram os blocos modulares do nosso tão esperado Hospital Municipal. É uma construção inovadora, que vai transformar a saúde do município, desafogar os atendimentos realizados hoje pela UPA, reforçar o atendimento dos sinopenses e de moradores de municípios vizinhos que utilizam a Saúde de Sinop como referência”, afirma a secretária Municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon, que acompanhou a entrega junto ao secretário de Saúde, Robinson Martins.
Quando entregue, serão 4,2 mil m² de área construída, em um terreno de 8 mil m², com a previsão de ambulatório de especialidades, salas de coleta, consultórios médicos, leitos de observação e internação (pediátrico e adulto), salas de tomografia, raio-x, endoscopia e ultrassonografia, centro cirúrgico e leitos de recuperação.
Os módulos já vem 80% prontos, com portas e janelas, vidros, parte hidráulica e elétrica, com material de alta durabilidade e qualidade no acabamento. Este modelo é referência em sustentabilidade, isolamento térmico, durabilidade, economia na mão de obra e baixa flutuação de preços de insumos.
FONTE : ReporterMT