Agência Senado
O parecer de Carvalho será lido na próxima quarta-feira (27).
RAFAEL COSTA
DO REPÓRTERMT
Está em trâmite no Senado um projeto de lei de autoria da senadora mato-grossense Margareth Buzetti (PSD) que estadualiza o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Relator da proposta na Comissão de Meio Ambiente, o senador Mauro Carvalho (União Brasil) deu parecer favorável ao projeto de lei defendendo que o investimento mínimo anual seja de R$ 66 milhões.
O parecer de Carvalho será lido na próxima quarta-feira (27).
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O principal defensor de que o Estado faça a administração do Parque Ambiental é o governador Mauro Mendes (União Brasil).
Conforme o relatório, o investimento em três anos deverá chegar a R$ 200 milhões.
O senador Mauro Carvalho explica que o texto tem caráter terminativo no Senado, exigindo assim apemas a aprovação pela Comissão de Meio Ambiente. Por isso, se aprovado, o projeto segue para apreciação na Câmara Federal.
“Chegando na Câmara nós contaremos com o apoio da bancada de Mato Grosso para colocá-lo em pauta”, revelou Carvalho.
Se aprovado pelos deputados federais, o projeto ainda necessitará da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A estadualização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é uma das bandeiras da gestão estadual que enxerga na oportunidade uma expansão para o turismo de Mato Grosso.
“Não é só investimento no Parque, são investimentos na orla de Barra do Garças, em Bom Jardim, Nobres. É todo um plano de turismo”, disse.
Atualmente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é quem administra o parque. Um novo edital para administração do local foi lançado em agosto, e ainda não foi concluído.
FONTE : ReporterMT