POLÍCIA

Biden pede que Brasil atue para desarmar tensão entre Venezuela e Guiana

Jamil Chade

UOL

O governo de Joe Biden, nos EUA, procurou interlocutores brasileiros, pedindo que o Palácio do Planalto e o Itamaraty atuem para acalmar a situação na fronteira entre Venezuela e Guiana, evitando que a crise saia do controle.

O UOL apurou que a Casa Branca está de fato preocupada com a tensão na América do Sul, mas sabe que não pode e não tem condições de lidar com a crise neste momento. Para Washington, o Brasil seria um ator “adequado” para agir no sentido de evitar uma escalada militar. Nas conversas, os americanos consideram que o governo Lula estaria numa posição privilegiada para promover esse diálogo.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Os contatos entre americanos e brasileiros estão ocorrendo “de forma constante” nos últimos dias, segundo fontes do alto escalão no Executivo.

A pressão envolveria duas ações simultâneas:

Venezuela – um alerta claro para Maduro de que, se ele seguir com esses planos, não haverá qualquer chance de retirada das sanções internacionais que asfixiam sua economia e que todo o avanço nas negociações com a oposição será interrompido.

Guiana – um recado de que o fato de contar com a simpatia diplomática, militar e política dos EUA não significa que o governo local deve endurecer seu discurso ou se sentir empoderado, evitando qualquer tipo de diálogo. Leia mais em UOL

FONTE : ReporterMT

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 102 Hoje: 2 Total: 14178816

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.