MUNDO

'Vem chumbo grosso': periferia teme lógica de vingança da Operação Escudo

Familiares estão preocupados com a juventude negra nas periferias. Em Parelheiros, onde a soldada Sabrina foi morta, pais estão recomendando aos filhos para evitarem sair com amigos neste fim de semana. “Estão pedindo que evitem fazer resenha até tarde, que não andem de moto, que não façam coisas normais que qualquer jovem de periferia faz”, afirma Luana.

Preocupação com falsos flagrantes forjados por policiais. “Existe um histórico de forjamento de mochila com drogas que os policiais fizeram na Baixada Santista”, afirma Luana. Segundo ela, a região de Parelheiros é um território menos urbanizado, com maior risco de provas se perderem e favorável ao desaparecimento de pessoas.

Maior quantidade de agentes de segurança deixa moradores apreensivos. Nas duas comunidades de Santo André em que atua, Roberta diz que os moradores notaram um número maior de agentes nas duas últimas semanas. “Eles começam a tirar fotos dos policiais e mandam para nós. São sempre ações lidas como perigosas pela comunidade.”

Nas comunidades, a polícia não é um braço do Estado que vai ajudar, é o oposto. Quando acontece a morte de policial o que mais ouvimos é ‘agora a gente já não sai mais de casa’
Roberta França, bibliotecária e moradora da zona sul

Não é uma operação que visa a segurança das pessoas. É uma operação de vingança num território favorável e propício ao desaparecimento de provas e num contexto de desmonte de investimentos nas câmeras dos policiais.
Luana de Oliveira, educadora social e moradora da zona sul

Ouvidoria vai estar presente nos territórios

Aproximação de territórios onde ocorrem as operações. O ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Cláudio Silva, disse que o órgão vai monitorar as regiões em que estarão as ações do governo para acompanhar eventuais abusos. “Moradores dessas regiões podem procurar a Ouvidoria. Pedimos que nos tragam denúncias com fotos, áudios e vídeos para instaurar procedimento com subsídios para ensejar investigações.”

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 66 Hoje: 2 Total: 7515222

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.