MUNDO

Trump demite principal general dos Estados Unidos

O presidente também substituirá o chefe da Marinha dos EUA, a almirante Lisa Franchetti, a primeira mulher a liderar um serviço militar, além do vice-chefe de gabinete da Força Aérea, segundo o Pentágono. Ele também removerá os juízes advogados-gerais do Exército, da Marinha e da Força Aérea, posições criticas para garantir a aplicação da justiça militar.

A decisão de Trump é o pontapé inicial de um período de turbulência no Pentágono, que já estava se preparando para demissões em massa de funcionários civis, uma reformulação dramática do seu orçamento e mudanças em mobilizações militares sob a nova política externa “America First” (“EUA em primeiro lugar”) de Trump.

Embora a liderança civil do Pentágono mude de um governo para o outro, membros das Forças Armadas dos EUA devem ser apolíticos, executando as políticas de governos democratas e republicanos.

Brown, segundo oficial militar a se tornar o principal conselheiro militar uniformizado do presidente, estava em um mandato de quatro anos que terminaria em setembro de 2027.

Uma autoridade dos EUA afirmou que Brown será dispensado com efeito imediato, antes do Senado confirmar seu sucessor.

Em novembro, a Reuters foi o primeiro veículo a noticiar que o governo Trump planejava uma abrangente reformulação do alto escalão, com demissões que incluíam a de Brown.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 17 Hoje: 17 Total: 12548759

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.