Grandes empregadores cogitam até o cancelamento de planos de saúde aos funcionários porque, com a reforma tributária, não poderão mais aproveitar créditos gerados com a oferta do benefício.
Duas grandes empresas afirmaram, reservadamente, ao Painel S.A. que avaliam o cancelamento caso não seja possível reverter a situação ou obter outro benefício junto ao Ministério da Fazenda.
Pela nova regra, as companhias estarão impedidas de aproveitarem o crédito do imposto pago nas despesas com os planos de seus colaboradores.
Segundo ambas –uma do varejo e outra do ramo de serviços–, isso torna a concessão do benefício praticamente insustentável.
Segundo a Abramge (Associação Brasileira dos Planos de Saúde), com a mudança, a alíquota será de quase 40% contra uma alíquota média que deve ficar em 26,5%.
Painel S.A.
Receba no seu email uma newsletter exclusiva da coluna
“Infelizmente no que diz respeito à saúde, o Brasil vai na contramão do que há de mais moderno no mundo sobre IVA”, afirma Gustavo Ribeiro, presidente da entidade.
“A consequência virá de duas formas: redução da oferta de plano de saúde e a consequente sobrecarga do SUS”, alertou.
Com Diego Felix
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
noticia por : UOL