MUNDO

Temperatura pode aumentar e chegar aos 35°C nesta terça (18) em São Paulo

A onda de calor que atinge grande parte do país continua com tudo no estado de São Paulo nesta terça-feira (18). Após o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrar o recorde do verão (34°C) na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital, nesta segunda, a previsão do órgão nacional é de uma terça ainda mais quente.

De acordo com os dados meteorológicos do instituto, é possível que os termômetros atinjam os 35°C durante a tarde, o que seria uma nova marca para a estação e para o ano.

Por isso, a capital paulista permanece em estado de alerta para as altas temperaturas desde a manhã desta segunda, decretado pela Defesa Civil municipal.

A terça deve começar ensolarada e quente, cenário que se manterá até o final da tarde, quando aumentará a nebulosidade e o potencial para chuva em forma de pancadas isoladas com até forte intensidade e curta duração.

Nessas condições, apesar de ser rápida, a precipitação pode vir acompanhada de rajadas de vento, descargas elétricas e formação de alagamentos, informa o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.

Os dados do CGE mostram que o volume de chuva de fevereiro até as 13h desta segunda era de 159 mm, o que corresponde a 73% dos 217,8 mm esperados para o mês.

Atenção especial com a hidratação de crianças e idosos. As pancadas de chuva acontecem no final das tardes e início das noites com até forte intensidade e acompanhadas de trovoadas.

Na quarta-feira (19), o cenário se repete. Os termômetros oscilam entre a mínima de 22°C ao amanhecer, e a máxima novamente de 35°C no meio da tarde. As chuvas serão isoladas e rápidas entre o fim da tarde e o início da noite.

Devido à onda de calor, a Prefeitura de São Paulo mantém a Operação Altas Temperaturas, que é acionada sempre que os termômetros ou a sensação térmica chegarem a 32°C ou mais.

As tendas oferecem estrutura para acolher qualquer pessoa que queira um abrigo com sombra, cadeiras e temperatura amena para descansar e se hidratar. São oferecidas água e frutas das 10h às 16h em pontos estratégicos da cidade para amenizar o impacto do calor.

Os locais:

  1. Tenda Santa Cecilia – praça Marechal Deodoro
  2. Tenda Sé – praça da República
  3. Tenda Santo Amaro/Cidade Ademar – Largo 13
  4. Tenda Capela do Socorro – rua Quinta de São Francisco x Rubem Souto de Araújo ou altura do 4.600 da av. Senador Teotônio Vilela
  5. Tenda Santana – praça Heróis da FEB
  6. Tenda Vila Maria/Vila Guilherme – praça Novo Mundo
  7. Tenda Guianases – praça Presidente Getúlio Vargas
  8. Tenda Itaquera – Radial Leste altura do 3.645
  9. Tenda Mooca/Aricanduva – praça Cid José da Silva Campanella.
  10. Tenda Lapa/ Pinheiros – rua do Curtume, s/n, esquina com Guaicurus

No interior do estado, as regiões mais quentes devem ser em São José do Rio Preto, com 38°C, Araçatuba, Ribeirão Preto e São José dos Campos, com 36°C. Em Campinas, os termômetros devem marcar máxima de 35°C. Já nas demais regiões, deve ficar na casa dos 34°C em Presidente Prudente, Bauru, Franca, Sorocaba, Santos, Bertioga e São Sebastião.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 58 Hoje: 2 Total: 12549274

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.