MUNDO

Tales: Embate político entre Lira e Renan ameaça início da CPI da Braskem

Paulo Dantas (MDB), governador de Alagoas e aliado de Renan, e João Henrique Caldas (PL), prefeito de Maceió e aliado de Lira, ainda não se encontraram pessoalmente desde o dia 29 de novembro, quando foi anunciado o risco iminente de colapso de uma mina da Braskem.

Os dois tinham marcado uma reunião para hoje de manhã em que seria discutido o entendimento em torno desse caso da Braskem e a atuação conjunta da prefeitura e do governo do estado. Mas Arthur Lira chamou o prefeito à Brasília com a argumentação de tentar conseguir verbas do governo federal e desmontou a reunião do prefeito com o governador.

Renan Calheiros diz que isso foi feito de propósito para tentar transformar a questão em um assunto de briga entre os dois, e não no problema da Braskem, que Renan está tentando uma CPI. Renan disse que está a disposto a apoiar a reeleição do prefeito ligado à Lira se ele desfizer o acordo com a Braskem, em que a prefeitura recebeu R$ 1,7 bilhão para encerrar o caso e não permitir mais contestações. O problema é que, nesse acordo, a prefeitura deu à Braskem o terreno que vai afundar.

Entenda a disputa política em torno dos estragos da mina da Braskem

Prefeitura e governo do estado criaram, cada um, seus próprios comitês de emergência. Não existe um órgão unindo as duas esferas para gerenciar a crise provocada pela mina 18, que se rompeu ontem.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (à esq.), aliado do senador Renan Calheiros
O governador de Alagoas, Paulo Dantas (à esq.), aliado do senador Renan Calheiros Imagem: Reprodução/Instagram/@renancalheiros 18.set.2023

Conversas foram a distância. Os gestores e rivais locais chegaram a se falar por telefone na noite de ontem, poucas horas após o rompimento da mina 18, mas divergiram sobre a necessidade de uma reunião presencial.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 89 Hoje: 2 Total: 14189545

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.