MUNDO

Somália diz que defenderá seu território após acordo entre Etiópia e Somalilândia

“A Somalilândia faz parte da Somália, segundo a Constituição somali, por isso a Somália considera esta medida uma violação flagrante de sua soberania e unidade”, reagiu o governo somali em um comunicado. 

“Em resposta, o governo somali chamou seu embaixador na Etiópia para consultas”, acrescentou. 

“Quero assegurar-lhes que estamos determinados a defender o país. Não permitiremos que nem um centímetro de terra, mar e céu seja violado”, declarou o primeiro-ministro somali, Hamza Abdi Barre. 

A Somália também lançou um apelo à ONU, à União Africana, à Liga Árabe e ao grupo regional da África Oriental, entre outros, “para que defendam o direito da Somália de defender sua soberania e obrigar a Etiópia a aderir às leis internacionais”. 

Procuradas pela AFP, as autoridades etíopes não responderam aos pedidos de reação. 

O acordo entre a Etiópia e a autoproclamada República da Somalilândia – que se separou de Mogadíscio em 1991 e não é reconhecida pela comunidade internacional – “abrirá o caminho para a realização da aspiração da Etiópia de garantir seu acesso ao mar e diversificar seu acesso aos portos marítimos”, afirmou um comunicado do gabinete do primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, publicado ontem na rede social X (ex-Twitter). 

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 116 Hoje: 2 Total: 6655620

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.