MUNDO

Segunda parcela do IPVA e cota única sem desconto começam a vencer em SP; veja calendário

A segunda parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2025 começa a vencer nesta sexta-feira (13) para proprietários de veículos do estado de São Paulo.

Em fevereiro, os proprietários que perderam o prazo de pagamento à vista ou da primeira parcela poderão optar pelo pagamento em cota única, sem descontos. A Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo) disponibilizou o pagamento em até cinco vezes. Para isso, os proprietários deveriam ter quitado a primeira parcela em janeiro.

Quem desejar também pode optar pelo pagamento do IPVA, do licenciamento e de multas no Banco24Horas em até 12 vezes. Para o pagamento, é necessário ter o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). As transações podem ser feitas nos caixas eletrônicos do banco por meio de cartão de crédito.

A ordem de vencimento das parcelas do IPVA segue o final da placa do veículo. É possível pagar o tributo em caixas eletrônicos, aplicativos de banco ou agências bancárias também com o número do Renavam.

É possível ainda pagar por Pix, por meio de QR Code com duração de 15 minutos. O código de pagamento pode ser encontrado no site da Sefaz-SP. Ele deve ser destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.

É possível também pagar em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas junto à Sefaz-SP.

Veja o calendário de pagamento do IPVA 2025 em São Paulo














Placa Vencimento
Final 1 dia 13 de cada mês
Final 2 dia 14 de cada mês
Final 3 dia 15 de cada mês
Final 4 dia 16 de cada mês
Final 5 dia 17 de cada mês
Final 6 dia 20 de cada mês
Final 7 dia 21 de cada mês
Final 8 dia 22 de cada mês
Final 9 dia 23 de cada mês
Final 0 dia 24 de cada mês

Sempre que o vencimento ocorrer no final de semana ou feriado, o pagamento pode ser feito no próximo dia útil.

ATRASOS

Os atrasos no pagamento do IPVA geram multa de 0,33% por dia até o limite de 20% sobre o valor do imposto e incidência de juros equivalentes à Selic de no mínimo 1% ao mês, incidente sobre o valor do imposto acrescido da multa.

Motoristas inadimplentes terão o débito inscrito na dívida ativa e não poderão fazer o licenciamento do veículo.

A data-limite fixada pelo órgão responsável para licenciamento pode levar o carro a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Quem desejar também pode optar pelo pagamento do IPVA, do licenciamento e de multas no Banco24Horas em até 12 vezes. Para o pagamento, é necessário ter o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). As transações podem ser feitas nos caixas eletrônicos do banco por meio de cartão de crédito.

LICENCIAMENTO

Aqueles que desejarem já podem realizar o pagamento do licenciamento adiantado de 2025 entre os meses de janeiro e junho.

Neste ano, o valor da taxa é de R$ 167,74. O carro deve ter sido licenciado no exercício de 2024 e não deve apresentar eventuais débitos (como multas). Havendo débitos, deverão ser quitados.

Se o veículo for movido a GNV (gás natural), deve-se fazer a inspeção anual de segurança veicular antes de pagar o licenciamento. O laudo da inspeção deve estar válido e não pode ter sido utilizado para emitir outro CRLV-e (exceto se foi emitido em até 60 dias antes da data do licenciamento).

O pagamento também é feito com o Renavam. Segundo o Detran-SP, a taxa pode ser recolhida nas casas lotéricas ou pelos seguintes bancos conveniados: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco Daycoval, Itaú, Banco Mercantil do Brasil, Safra, Santander e Sicoob.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 29 Hoje: 29 Total: 10398862

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.