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'Pulei do 4º ao 6º ano': pandemia ainda afeta educação, diz pesquisadora

Outro ponto importante: em nossa pesquisa, que foi feita na rede municipal da periferia de São Paulo, constatamos que a maior parte das crianças sequer conseguiu estudar durante a pandemia.

Em São Paulo, a estratégia da Secretaria Municipal de Educação foi enviar, via correio, livros impressos para os alunos. Mas, na prática, esses materiais não chegaram a todas as crianças, devido a desigualdades socioespaciais, dificuldades de logística na distribuição, entre outras questões.

Resumindo, está evidente que as atividades impressas não deram conta de garantir a aprendizagem durante a crise sanitária. E, com um ano de suspensão das aulas, há ainda um déficit de interação que prejudica muito as crianças.

O ensino remoto ampliou desigualdades?

A Prefeitura de São Paulo fez uma parceria com o Google, criando a sala de aula virtual, mas a maioria das crianças teve dificuldades de acesso à internet. Então, meses depois, tiveram a iniciativa de emprestar tablets aos alunos. A previsão de chegada era de 60 dias para a população mais vulnerável, mas, na prática, só chegaram entre agosto e outubro de 2021.

Até lá, muitas escolas já tinham voltado ao modelo híbrido. Quando conversamos com essas crianças, muitas dizem que, antes de receber o tablet, não conseguiram estudar, seja pela ausência de um smartphone ou pela dificuldade de acesso à internet. Isso é muito triste.

noticia por : UOL

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