— Tarcísio de Freitas
O estado de São Paulo está sem nenhum foco de incêndio neste momento, afirmou Tarcísio. A área mais atingida no final de semana foi a de Ribeirão Preto, no nordeste do estado, que teve 10 cidades com focos de queimadas. O governador foi à cidade para acompanhar o combate ao fogo na região.
Tarcísio reiterou o apoio do governo federal no combate aos incêndios e disse que o foco agora é no trabalho de prevenção de novos pontos de incêndio. “Houve um esforço de combate muito grande que envolveu várias agências governamentais. As Forças Armadas e os bombeiros continuam mobilizados em trabalhos preventivos, porque o tempo seco vai voltar. [O foco é a] proteção de áreas residenciais, industriais e de conservação”.
Pelo menos quatro pessoas foram presas por suspeitas de provocar os incêndios, mas o governador ressaltou que, até o momento, não é possível dizer se tratar de uma ação coordenada. “É preciso haver investigação. Tivemos de fato uma ação criminosa, quatro pessoas foram presas (nas cidades de Rio Preto, Batatais e Porto Ferreira em SP, e uma no estado de Goiás), pessoas que portavam gasolina e estavam realmente ateando fogo de forma criminosa. É difícil saber se houve uma ação coordenada, não nos parece que haja”.
Impactos dos incêndios
Em Ribeirão Preto, as aulas foram suspensas em todas as escolas municipais. Segundo a prefeitura, foi constatado acúmulo de fuligem nos colégios, e as atividades deverão retomadas na terça (27). Ontem, moradores tiveram que deixar suas casas, cercadas por fogo e uma tempestade de poeira.
noticia por : UOL