MUNDO

Postagens noturnas de Donald Trump levam operadores de câmbio aos mercados asiáticos

O retorno de Donald Trump à Casa Branca tem sido um benefício para os mercados de câmbio da Ásia, uma vez que operadores nos Estados Unidos na Europa respondem às suas postagens e anúncios nas redes sociais durante a noite acessando os únicos locais de negociação abertos.

As primeiras semanas do segundo mandato de Trump foram marcadas por declarações de política fora do horário nos EUA que abalaram os mercados e apressaram investidores para ajustar suas posições.

“Definitivamente está criando muita demanda e liquidez no mercado”, disse Beng Hong Lee, chefe de mercados e plataformas de atacado da SGX, a bolsa de valores de Singapura.

“Devido ao risco de eventos inesperados —os anúncios de fim de semana e postagens noturnas nas redes sociais— de repente, você tem operadores de Londres acessando às 1h da manhã para negociar na Ásia.”

O par de moedas dólar americano e renminbi chinês offshore, conhecido como USD/CNH, emergiu como o segundo contrato futuro de moeda mais negociado nos últimos meses, atrás apenas do par do dólar com o euro.

O volume médio diário de USD/CNH, que é negociado em Singapura, atingiu US$ 16 bilhões na segunda metade de 2024, um aumento de mais de 50% em relação ao ano anterior.

Enquanto isso, o volume médio diário do par do dólar com a rupia indiana, que é negociado na mesma bolsa, aumentou 46% para US$ 1,9 bilhão no mesmo período.

Desde sua eleição em novembro, Trump fez uma série de anúncios de política e reviravoltas de decisões, muitas vezes tarde da noite ou durante os fins de semana —como, por exemplo, a ameaça de impor tarifas à Colômbia por bloquear voos de deportação dos EUA para o país, que foi retirada horas depois no domingo após sua posse.

Na sexta-feira seguinte, a Casa Branca apresentou planos para pesadas tarifas sobre o Canadá, México e China, que todos responderam naquele fim de semana com medidas retaliatórias. Dias depois, na segunda-feira, os EUA recuaram das ameaças ao Canadá e México, enquanto as tarifas sobre a China entraram em vigor em 10 de fevereiro.

No domingo, 9 de fevereiro, enquanto se dirigia para assistir ao Super Bowl, Trump disse a repórteres a bordo do Air Force One que imporia tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio, afetando ações de alguns produtores europeus e asiáticos.

Os eventos que movimentam o mercado levaram os operadores a tentar responder o mais rápido possível, disse Alexander von zur Mühlen, chefe da região Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio e África, bem como da Alemanha, no Deutsche Bank.

“Investidores europeus e clientes corporativos estão procurando se proteger na Ásia durante a noite porque sabem que, se não o fizerem e acordarem de manhã, pode ser tarde demais e a música pode ter parado”, acrescentou.

O mercado global de câmbio está aberto 24 horas por dia durante a semana porque as quatro principais sessões de negociação em Sydney, Tóquio, Londres e Nova York se sobrepõem.

“Os volumes médios diários para a maioria das principais moedas de câmbio aumentaram significativamente após a posse”, disse Nathan Swami, chefe de negociação de câmbio no Citigroup.

Ele acrescentou que houve um aumento acentuado no uso de contratos USD/CNH para apostar em movimentos futuros das moedas e para se proteger contra flutuações nas taxas de câmbio.

Analistas do Bank of America alertaram os clientes esta semana que a incerteza sobre a política comercial dos EUA continuaria a pesar fortemente sobre as moedas asiáticas, dado os superávits comerciais que muitos países asiáticos têm com os EUA.

“Estar comprado em USD/CNH continua sendo a melhor proteção de médio prazo em nossa visão, especialmente porque os aumentos tarifários contra a China são mais propensos a serem permanentes do que em outros lugares”, disse Adarsh Sinha, estrategista de câmbio e taxas do Bank of America Securities.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 48 Hoje: 4 Total: 12552863

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.