MUNDO

Porto Alegre só tem oxigênio nos hospitais até domingo, alerta prefeito

Segundo Melo, hospitais de Canoas já estão sem oxigênio. “Canoas, minha cidade vizinha, perdeu seis pessoas ontem em um hospital porque o oxigênio acabou e não tinha oxigênio. Ontem, eu consegui um helicóptero aqui com o Exército brasileiro e, hoje, mandei buscar oxigênio para Porto Alegre, senão faltaria aqui também”, ressaltou.

O prefeito disse ainda que a rede hospitalar da capital gaúcha “está sobrevivendo”. Segundo Melo, até o momento, Porto Alegre não registrou óbitos decorrentes da falta de insumos nos hospitais, mas alertou: “Esse oxigênio que buscamos se dá só até domingo. Eu tenho que ter oxigênio a partir de segunda-feira, senão vai faltar porque atendemos pacientes em Porto Alegre, mas são pacientes de todo o Rio Grande do Sul que buscam atendimento na capital”.

A dificuldade de acesso à capital, por terra e ar, é o principal empecilho para a chegada do oxigênio e outros insumos básicos de saúde à região, de acordo com Melo. “Tem regiões da cidade, como alguns bairros da Zona Norte, especialmente nas ilhas que compõem o Delta do Jacuí, onde já não entra nenhum tipo de automóvel, nem o caminhão do Exército entra mais, o resgate é por barco, é por bote. Somente hoje deu teto para estacionar algumas aeronaves, pois não havia teto para decolar, para descer, para subir, então é um drama (…)”.

Avenida Mauá, ao lado do Cais do Porto, em Porto Alegre (RS) após aumento no nível do Guaíba
Avenida Mauá, ao lado do Cais do Porto, em Porto Alegre (RS) após aumento no nível do Guaíba Imagem: Donaldo Hadlich / Código 19 / Estadão Conteúdo

Reabertura de aeroportos é essencial, disse o prefeito. “O fechamento do aeroporto é um problemão para nós e eu espero que ele seja reaberto porque, com isso, você vai poder ter uma ajuda humanitária muito maior para a nossa gente no Rio Grande do Sul”, completou o prefeito.

Os caminhos de Porto Alegre estão interrompidos, então depende da questão aérea. Volta a chover aqui em Porto Alegre no domingo, então, sim, nós corremos risco, mas faremos todo o esforço, especialmente com a abertura do aeroporto para que a gente possa salvar vidas.
Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 48 Hoje: 2 Total: 5105368

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.