Surgida nos anos 90, a Cracolândia, em São Paulo, atravessou décadas mudando de endereço em uma área com pouco mais de 1 Km² no centro da cidade, até que retornou ao ponto de onde havia sido removida pelo então prefeito Gilberto Kassab, em 2006.
O que aconteceu
Sob a gestão de Gilberto Kassab, em 2006, uma grande operação resultou na desapropriação de áreas entre as ruas Mauá, Gusmões, Protestantes e General Couto de Magalhães, deslocando o fluxo para outros pontos da cidade. Essas ações, conduzidas durante o governo de Cláudio Lembo no estado, iniciaram uma série de mudanças que não resolveram o problema, mas o redistribuíram pela região central.
Durante a gestão de João Doria, em 2017, o fluxo foi novamente dispersado, com operações policiais que culminaram no deslocamento para a praça Princesa Isabel. Apesar da forte presença policial e de demolições, os usuários rapidamente se reorganizaram em ruas próximas, como Dino Bueno e Helvétia. Em 2022, a praça Princesa Isabel, que se tornara o principal ponto de concentração, foi alvo de novas operações que deslocaram os usuários novamente para a rua Helvétia, desta vez, nas proximidades do Minhocão.
noticia por : UOL