MUNDO

Poder desigual: Guiana sequer tem exército diante da potência venezuelana

Mais de 100 mil militares. As Forças Armadas da Venezuela têm, segundo dados do IISS (Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, de Londres), 123 mil militares à disposição para combate, além de um efetivo de milicianos estimado em 220 mil.

Apoio da Rússia e da China. Desde 1998, quando Hugo Chávez assumiu o poder, o país passou a receber equipamentos militares russos e chineses. Entre eles, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo, estão: caças avançados, sistema antiaéreo, tanques, blindados, obuseiros, rifles de assalto, radares, aviões de treinamento, entre outros itens.

Investimento alto. Ainda segundo o IISS, entre 2011 e 2015, a Venezuela ficou em 18º lugar no mundo em gastos com equipamento militar.

Equipamentos obsoletos e possível falta de combustível. Porém, o instituto de Londres relata também que as forças armadas venezuelanas enfrentam “um colapso total em termos de suas capacidades operacionais, com baixos níveis de formação, equipamento obsoleto e falta de combustível, apesar dos vastos recursos petrolíferos do país.”

Guiana

Diferentemente da Venezuela, a Guiana não tem Forças Armadas de fato, mas sim uma Força de Defesa que mais se parece com um dispositivo policial.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 92 Hoje: 4 Total: 13810609

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.