MUNDO

Podcast: os caminhos para construir redes sociais com menos impactos negativos

Imaginar uma rede social mais saudável é um exercício que pesquisadores, especialistas e usuários têm feito cada vez mais, desde que as plataformas passaram a ganhar abrangência e relevância no debate público. O debate ganha força em um momento de mudança nas diretrizes de big techs que têm redes sociais.

A mais recente a mudar a rota foi a Meta, dona do Instagram e do Facebook, que no início do mês anunciou o fim do serviço de checagem de fatos e a alteração nas políticas que definem o que pode ser postado. O X, ao ser comprado pelo bilionário Elon Musk, já tinha passado por medidas semelhantes, com redução na equipe e na moderação de publicações.

Quem endossa as mudanças fala em mais liberdade de expressão. De outro lado, usuários veem uma deterioração do ambiente virtual, com potencial para mais desinformação e radicalização nas plataformas –essa é também a avaliação de quem estuda o tema.

O Café da Manhã desta sexta-feira (24) discute se há caminhos para construir redes sociais com menos impactos negativos. A diretora do InternetLab Mariana Valente, professora de direito da Universidade St Gallen, na Suíça, e autora do livro “Misoginia na Internet”, trata do que esperar com menos moderação, do choque entre diretrizes e leis e do que se imaginava para a internet quando ela foi criada.

O podcast também ouve a professora da FGV Comunicação Rio Anna Bentes, que trata do que move usuários a continuar nas redes (mesmo quando elas fazem mal) e discute por onde passa a construção de plataformas melhores. Ela é autora do livro “Quase um Tique: Economia da Atenção, Vigilância e Espetáculo em uma Rede Social”.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Laura Lewer e Lucas Monteiro. A edição de som é de Thomé Granemann.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 40 Hoje: 40 Total: 9124968

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.