MUNDO

PI: Roubo de celular cai 44% após ação da polícia recuperar 6.000 aparelhos

Fabio dos Santos Carvalho, 32, teve o celular furtado em Teresina enquanto fazia caminhada, em novembro do ano passado. O aparelho ficou mais de três meses desligado até reaparecer na Bahia, quando uma pessoa que não sabia que o produto era fruto de furto o comprou e passou a usá-lo.

Eu fiquei muito feliz, no começo pensava que não conseguiria mais encontrar o aparelho. Hoje o celular é a vida da pessoa, tem documentos, aplicativo bancário, tudo está dentro dele. Foi uma dor de cabeça grande quando ele foi furtado, não tinha conseguido comprar outro e estava usando um da minha mãe.
Fabio dos Santos Carvalho

Quais são os próximos passos

Secretaria passa a atuar em outra frente de trabalho no caso em 2024. Segundo Zanatta, a polícia começou a mirar neste ano quadrilhas que furtam celulares em grandes eventos no Piauí, como festas e shows. “Há algumas semanas, prendemos no Pará um grupo que saiu do estado para fazer furtos aqui”, explica.

Outros estados têm procurado o Piauí para criar seus próprios esquemas de investigação com base na tecnologia desenvolvida. Zanatta cita conversas com Alagoas, Ceará, Maranhão, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Roraima, Acre e Pará.

Protocolo será incorporado ao programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça. O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), apresentou a iniciativa ao ministro Ricardo Lewandowski na semana passada. As autoridades não detalharam como ou quando a incorporação acontecerá.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 106 Hoje: 3 Total: 8090638

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.