Ao mesmo tempo, me comprometo a, no primeiro dia de governo, criar um Grupo de Trabalho para mapear os efeitos da desativação no trânsito da cidade e definir as intervenções necessárias para garantir que os impactos viários sejam contornados. Queremos desativar o minhocão em 2029, e para isso precisamos de um plano viário alternativo para conectar as regiões oeste e leste da cidade.
Sobre o futuro da estrutura é uma decisão que a população de SP vai tomar. Vou seguir o que determinou a Câmara e realizar um plebiscito sobre o Minhocão, garantindo maior peso do voto para quem mora no entorno do elevado. Essa é uma estrutura emblemática para a cidade e é justo que as pessoas escolham o seu destino”
Altino Júnior (PSTU)
“O Minhocão, desde sua fundação, foi um erro. Com certeza expressa uma escolha política de uma cidade com locomoção através de veículos particulares e a valorização capitalista da região central a serviço do mercado imobiliário.
Nós defendemos outro projeto de cidade e uma obra como essa não seria parte do nosso plano de governo. No que diz respeito à mobilidade urbana vamos investir fortemente na melhora do transporte coletivo, rodoviário e sobre trilhos, com a sua estatização e tarifa zero. Para combater o problema dos congestionamentos em São Paulo, além de desestimular o transporte individual, através da melhora do coletivo, é preciso investir em geração de emprego nas periferias, evitando que milhões de trabalhadores precisem passar 2, 3 ou mais horas por dia no deslocamento ao trabalho.
Mas, na medida em que o Minhocão se transformou nesse problema urbano do centro da cidade, que todos conhecemos, vamos construir dois projetos, nos apoiando nas propostas e projetos já existentes, um para sua demolição e outro para a sua transformação em um parque. E ouvir a população, particularmente a da região, sobre as duas opções.”
noticia por : UOL