MUNDO

'Marco histórico': Brasil e China realizam primeira transação completa usando apenas reais e yuans

Segundo a Sputnik News, outros grandes exportadores brasileiros vêm cogitando a possibilidade de negociar com a China usando as moedas locais. Entre elas estaria a Petrobras, além de outra empresa de celulose, a Suzano.

Os governos de Brasil e China têm destacado os planos de desdolarização de suas relações comerciais entre os dois países. Essa foi uma das questões principais da reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping, durante a visita do brasileiro a Pequim, em abril passado.

“Por que não podemos fazer o nosso comércio lastreado na nossa moeda? Quem é que decidiu que era o dólar? Nós precisamos ter uma moeda que transforme as relações entre os países numa situação um pouco mais tranquila, porque hoje um país precisa correr atrás de dólar para exportar”, afirmou Lula na ocasião.

A importância da desdolarização das relações comerciais também já foi abordada em entrevistas pelo ministro da Economia do Brasil, Fernando Haddad, nas quais falou sobre o desejo do país em comercializar em moedas locais com os parceiros do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai).

Outros países têm buscado desdolarizar suas relações comerciais para tentar fugir dos efeitos das sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos, como são os casos de Cuba, Venezuela, Nicarágua, Rússia e Irã, entre outros.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 107 Hoje: 2 Total: 7740601

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.