MUNDO

Mais de 40 países acusam Putin pela morte de Navalny e exigem investigação internacional independente

 “Estamos indignados com a morte do opositor Alexei Navalny, pela qual a responsabilidade final cabe ao presidente Putin e às autoridades russas”, disse a embaixadora da UE, Lotte Knudsen, ao órgão de direitos humanos da ONU em nome de 43 países.

“A Rússia deve permitir uma investigação internacional independente e transparente sobre as circunstâncias da morte súbita” de Navalny, o que é visto como “mais um sinal da repressão acelerada e sistemática na Rússia”.

Os países disseram estar profundamente preocupados com a “repressão sistemática da sociedade civil”.

O grupo de países pediu que a Rússia liberte imediata e incondicionalmente todos os presos políticos, defensores dos direitos humanos, jornalistas e ativista antiguerra detidos por exercerem pacificamente seus direitos e por se oporem à guerra da Rússia na Ucrânia.

 “Pedimos à Federação Russa para acabar com este clima de impunidade e para que um ambiente seguro para a oposição política e vozes críticas”, afirmou o comunicado.

Eles também pediram para a Rússia “abolir a legislação opressiva e acabar com o uso político indevido do poder judicial”.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 85 Hoje: 3 Total: 6907921

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.