MUNDO

Japão emite alerta de tsunami após forte terremoto

Usinas nucleares não registram anormalidades

O governo do Japão informou que nenhuma anormalidade foi registrada nas usinas nucleares localizadas nas áreas atingidas pelos terremotos e também em estações próximas.

A Autoridade de Regulamentação Nuclear do Japão divulgou que a usina de Shika, em Ishikawa, a mais próxima do epicentro do terremoto, já havia parado seus dois reatores para uma inspeção regular antes dos tremores ocorrerem.

Em 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9,0 destruiu a principal fonte de energia da central nuclear de Fukushima Daiichi. O tsunami que se seguiu inundou os geradores de emergência. Com isso, o combustível, em três dos seis reatores da instalação nuclear, superaqueceu, causando derretimento de seu núcleo.

Como resultado, houve várias explosões, causadas pelo acúmulo de hidrogênio. As imagens das nuvens de fumaça radioativa sobre as usinas chamaram a atenção em todo o mundo. Partículas radioativas contaminaram mais de mil quilômetros quadrados, e mais de 160 mil moradores tiveram que deixar a região.Cerca de 18 mil pessoas morreram.

gb (AFP, AP, Reuters, dpa, rtr)

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 71 Hoje: 2 Total: 7673075

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.