O Itamaraty recebeu de países europeus a sinalização de que poderão reconhecer em breve um Estado palestino, apesar da oposição dos EUA, que nesta quinta-feira (18) vetaram resolução do Conselho de Segurança da ONU nesse sentido.
Seriam até seis países, entre eles Espanha e Noruega. Até o momento, cerca de 140 membros da ONU reconhecem a Palestina como nação independente, a maioria do chamado “Sul Global”, incluindo o Brasil.
Os europeus em geral se alinham aos norte-americanos, mas a comoção mundial causada pela ofensiva contra Gaza poderá impulsionar um movimento mais amplo de reconhecimento. A avaliação na diplomacia brasileira é que isso jogaria pressão sobre os EUA.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
noticia por : UOL