O presidente do Instagram, Adam Mosseri, afirmou a funcionários nesta semana que a empresa considera lançar um aplicativo separado para a sua plataforma de vídeos curtos Reels, disse o site The Information, na quarta-feira (26), citando uma pessoa que teria ouvido as declarações.
A empresa de propriedade da Meta tenta aproveitar a situação incerta do TikTok nos Estados Unidos ao oferecer uma experiência semelhante de rolagem de vídeo, afirma a reportagem.
A Meta não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.
A Meta já havia informado aos investidores que o Instagram Reels representa mais de 50% do tempo que as pessoas passam no aplicativo. Em dezembro, a Meta já havia lançado o Trial Reels, permitindo que os usuários compartilhassem seus vídeos Reels principalmente com pessoas que não os seguem, próximo ao formato do TikTok.
Segundo estimativa da empresa de pesquisa Emarketer, o Instagram representa metade da receita da Meta nos EUA, consolidando ainda mais o papel do aplicativo como o principal motor de crescimento da empresa, que também é dona do Facebook e do WhatsApp.
Em janeiro, a companhia também anunciou um novo aplicativo de edição de vídeo, chamado Edits, em uma aparente tentativa de atrair usuários do CapCut, programa semelhante de propriedade da chinesa ByteDance, que controla o TikTok.
O aplicativo de edição de vídeo vem ganhando força e já lidera um mercado que antes era dominado por Adobe e Canva. Desde seu lançamento fora da China em 2020, o CapCut conquistou mais de 300 milhões de usuários móveis ativos mensais e comanda 81% do total de usuários ativos para edição de vídeo móvel, de acordo com a empresa de inteligência de mercado Sensor Tower.
A Meta também já havia testado um aplicativo de compartilhamento de vídeos chamado Lasso em 2018, com o objetivo de competir com o TikTok, mas a plataforma não ganhou força e foi descontinuada.
noticia por : UOL