Em visita diplomática aos Estados Unidos, o primeiro-ministro do Haiti, Garry Conille, concedeu uma entrevista exclusiva à RFI para falar sobre a crise humanitária e de segurança enfrentada pelo país nos últimos meses. Conille afirmou que o “Estado recuperará o controle do território nacional”, hoje dominado por gangues.
“Como disse anteriormente, a polícia nacional haitiana nunca deixou de intervir e nunca deixou de proteger a população. Obviamente, com as limitações que se conhece. E nesse sentido, presumo que as gangues estejam se posicionando. Mas o certo é que, independentemente do que façam, garanto a vocês que em um futuro não muito distante, o Estado recuperará o controle de todo o território nacional”, garantiu o primeiro-ministro.
Garry Conille assumiu o cargo no dia 12 de junho nomeado pelo Conselho Presidencial de Transição, depois que o então primeiro-ministro Ariel Henry renunciou em 11 de março, sob pressão internacional diante de uma onda sem precedentes de violência de gangues no país.
noticia por : UOL