Neste sábado, em uma reportagem da agência de notíciais oficial KCNA, a menina aparece ao lado do pai durante a visita de uma fazenda, em uma localidade não revelada. Cercada de militares, ela aparece nas fotos utilizando binóculos. Nas versões em inglês e em coreano, a mídia estatal se refere a Kim Jong Un e a Ju Ae como “hyangdo”, “grandes líderes”, no plural.
Essa é a primeira vez que a garota é classificada desta forma por Pyongyang. A filha de Kim Jong Un jamais foi identicada pelo nome e sua idade nunca foi revelada, mas para os serviços de inteligência sul-coreano, não há dúvidas de que a menina que aparece nas imagens é Kim Ju Ae.
“Essa é a primeira vez que Kim Ju Ae é elevada ao posto de autoridade”, afirma Yang Moo-jin, especialista de estudos norte-coreanos em Seul.
O diretor do Centro pela Estratégia da Península Coreana do Instituto Sejong, Cheong Seong-chang, ratifica a análise. Segundo ele, o termo “hyangdo” em coreano, que significa “grande guia” ou “grande líder” é reservado a altos dirigentes ou sucessores do regime norte-coreano.
“Este nível de adoração pessoal por Kim Ju Ae sugere fortemente que ela sucederá Kim Jong Un como a próxima líder da Coreia do Norte”, acrescenta.
Vida familiar misteriosa
Kim Jong Un, neto do fundador da Coreia do Norte, Kim Im Sung, é o terceiro homem da família a dirigir o país. O líder sempre manteve um alto sigilo sobre sua vida privada e familiar. Segundo o serviço de inteligência sul-coreano, ele teria se casado em 2009 com Ri Sol Ju e, além de Ju Ae, teria ainda outro filho, supostamente nascido em 2010.
noticia por : UOL