MUNDO

Extremismo de direita ameaça democracia alemã, diz ministra

Extremistas de direita têm instrumentalizado a seu favor crises como a deflagrada pelo ataque terrorista do Hamas contra Israel em 7 de outubro, fazendo desses eventos uma oportunidade para culpar a imigração por todos os problemas sociais da Alemanha e levar o tema ao topo da agenda do debate público.

Presidente do BfV, Thomas Haldenwang atribui o crescimento do que chamou de “nova direita” – termo que designa uma rede informal de nacionalistas e extremistas – ao uso de “mídias alternativas” e redes sociais que espalham propaganda racista e revisionista.

A categoria “extremismo de direita” não considera a Alternativa para a Alemanha (AfD) como um todo, e sim alas radicalizadas dentro do partido, que ainda é oficialmente considerado um “caso suspeito”. A classificação tem relevância porque, na Alemanha, é ela que determina se um partido ou organização poderá ser espionada pelo BfV.

A AfD, porém, vem sendo apontada por especialistas como uma das faces visíveis da radicalização política na sociedade alemã. O partido tem se tornado cada vez mais popular, especialmente na antiga Alemanha comunista – na eleição ao Parlamento Europeu, foi promovido a segunda maior força, atrás somente dos conservadores da aliança cristã CDU/CSU.

“Dentro da AfD também foi constatado no ano de 2023 conexões bem estabelecidas de diversos funcionários e políticos eleitos com atores e organizações bem estabelecidas da nova direita”, consta do relatório. “Não se tratam de conexões ao acaso, mas sim de conexões estruturais dentro de uma rede que age estrategicamente.”

A Alemanha também tem monitorado grupos golpistas, que reúnem cerca de 25 mil adeptos, dos quais cerca de 5% são considerados de extrema direita – algumas dessas lideranças estão sendo atualmente processadas sob a acusação de integrarem uma rede terrorista que tramava um golpe de Estado.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 76 Hoje: 2 Total: 6892785

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.