MUNDO

EUA volta a incluir huthis na lista de grupos 'terroristas'

Na terça-feira, o Exército americano destruiu no Iêmen quatro mísseis dos huthis, os quais representavam uma “ameaça iminente” a navios mercantes e militares, de acordo com uma autoridade americana. 

Foi a terceira operação em menos de uma semana realizada pelos Estados Unidos contra os huthis, que atacam navios na costa do país mais pobre da Península Arábica, em solidariedade aos palestinos de Gaza, território bombardeado e sitiado por Israel. 

Em dezembro passado, os Estados Unidos criaram uma força naval multinacional para proteger a navegação pelo Mar Vermelho, uma rota de trânsito essencial para 12% do comércio mundial. 

“Não buscamos um conflito regional, longe disso”, declarou ontem o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. 

Os huthis consideram fazer parte do que chamam de “eixo de resistência” contra Israel, que inclui grupos apoiados pelo Irã, como o palestino Hamas e o libanês Hezbollah. 

Os Estados Unidos retiraram os huthis de sua lista de “organizações terroristas” em fevereiro de 2021 para facilitar a resposta a uma grave crise humanitária no Iêmen, um país devastado pela guerra interna e com grande parte do território sob controle do grupo rebelde.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 49 Hoje: 4 Total: 7417377

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.