O Roda Viva recebe Joseph Stiglitz nesta segunda-feira (16). Vencedor do Prêmio Nobel de Economia, o professor da Universidade Columbia é conhecido por ser crítico ao “livre mercado” e defende ideias que ainda geram polêmica no Brasil, como por exemplo a tributação dos mais ricos.
No programa, o especialista fala sobre a desinformação e a importância da regulamentação das redes sociais, tema que vem gerando discussão e recuperação no Brasil nos últimos meses.
“Isso é um problema real, o ecossistema informacional ficou poluído por muita informação ruim. A verdadeira dificuldade para quem acredita em direitos e na democracia é que também queremos manter a imprensa ativa e a liberdade de expressão, mas liberdade total de expressão nunca existiu, sabemos que precisamos de regras e temos princípios que orientam isso’, aponta.
“Estamos sempre buscando um equilíbrio: o bem-estar social, versus danos perigoso, e tentamos criar instituições que evitem abusos de ambos os lados, tanto das regras quanto da liberdade de expressão”, acrescenta.
Joseph Stiglitz também comenta sobre o papel das redes sociais na disseminação de “informações ruins”.
“As redes sociais exacerbaram os problemas de viralização de conteúdos, o rápido alastramento de informações ruins. Precisamos nos esforçar para criar um novo arcabouço. Precisamos pensar criativamente sobre como restabelecer um bom ecossistema funcional”, argumenta.
A bancada de entrevistadores será formada por Alex Ribeiro, repórter especial do Valor Econômico, Laura Karpuska, professora do Insper, Jefferson Nascimento, coordenador de Justiça Social e Econômica na Oxfam Brasil, Vilma da Conceição Pinto, diretora da IFI, e Vinicius Torres Freire, colunista e editorialista da Folha de S. Paulo. Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
Assista ao programa completo:
noticia por : UOL