MUNDO

Divididos, deputados franceses votam para escolher novo presidente da Assembleia

O tom é semelhante no jornal Le Parisien, que mostra os seis principais candidatos, representando as mais diversas linhas políticas que emergiram das urnas em 7 de julho: da esquerda radical à extrema direita, duas deputadas e quatro deputados brigam pela presidência da Assembleia, em uma eleição que ocorre com voto secreto. Podem ser necessários três turnos para uma decisão.

Esquerda escolhe candidato comunista

Em tese, o candidato comum da esquerda, o comunista André Chassaigne, tem mais chances de ser eleito, já que a coligação progressista Nova Frente Popular (NFP) ficou com a maioria relativa da Casa, com 190 deputados eleitos. Entretanto, as negociações entre os outros grupos políticos estão a todo o vapor para impedir a esquerda de eleger o presidente.

Le Parisien assegura que até mesmo deputados do Reunião Nacional, de extrema direita, estariam dispostos a apoiar a reeleição da candidata centrista, a atual presidente da Assembleia, Yael Braun-Pivet, para bloquear a esquerda. No entanto,  ela é contestada até entre seus aliados, como o partido Horizontes, de centro-direita, que escolheu a candidata Naïma Moutchou.

“O resultado raramente foi tão incerto”, resume o jornal Libération. Em uma Assembleia dividida em três partes quase iguais, “cada campo político, envolvido há dias em conjecturas intermináveis, espera que o voto mostrará um feixe de luz da futura paisagem política no país”, indica o diário.

Crise política sem data para acabar

O cargo de presidente da Assembleia Nacional de deputados é altamente estratégico e, conforme o resultado desta votação, poderá tomar forma um projeto de coalizão governamental para os três anos restantes do mandato do presidente Emmanuel Macron.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 71 Hoje: 2 Total: 6917867

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.