MUNDO

Curso leva novos juízes a aldeia indígena antes de entrarem na profissão

Curso leva novos juízes à Aldeia Indígena Pindo Mirim, no Rio Grande do Sul
Curso leva novos juízes à Aldeia Indígena Pindo Mirim, no Rio Grande do Sul Imagem: Diego Beck/TRF4

Na aldeia, os juízes conheceram os costumes da comunidade, assistiram a um vídeo com a história da aldeia e viram uma apresentação sobre a cultura dos Mbyá-Guarani.

A questão indígena hoje envolve muitas batalhas do nosso povo, seja pela garantia de território, ou por saúde, ou por educação; com a visita dos juízes em formação podemos ganhar mais aliados que sejam sensíveis às nossas lutas.
Valdecir Xunu Moreira, cacique

A visita à aldeia foi uma experiência enriquecedora e educativa, ajudou a desenvolver uma maior sensibilidade para as questões sociais, culturais e ambientais que envolvem a matéria indígena.
Roger Rasador Oliveira, juiz

Foi muito importante para se conhecer, na prática, as demandas indígenas de luta pela terra, e que a terra vai muito além apenas da propriedade, ela está relacionada com a cultura, a espiritualidade e muitas outras questões intrínsecas aos povos.
Christian Lucas Del Cantoni, juiz

Crianças na Aldeia Indígena Pindo Mirim, no Rio Grande do Sul
Crianças na Aldeia Indígena Pindo Mirim, no Rio Grande do Sul Imagem: Divulgação

No quilombo, os magistrados foram recebidos pela presidente da Associação Quilombo de Morro Alto, Elizabeth Alves. “É muito importante que os juízes venham e conheçam pessoalmente a nossa luta. Temos a batalha pelo reconhecimento da nossa existência e do nosso território, clamamos pela titulação da terra”, disse.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 83 Hoje: 3 Total: 6875295

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.