MUNDO

Conheça a Sala das Lágrimas, onde o cardeal se torna papa

Após ser eleito no conclave, o novo papa passará pela tradicional Sala das Lágrimas, uma antecâmara histórica ao lado da Capela Sistina onde, há séculos, pontífices recém-escolhidos vestem, pela primeira vez, a batina branca e rezam antes de sua aparição pública.

A entrada do cômodo fica à esquerda do altar da capela, próxima do afresco do Juízo Final, de Michelangelo. O ambiente não ostenta nada da exuberância e magnificência das pinturas renascentistas do outro lado da porta: suas paredes claras abrigam afrescos apenas parcialmente preservados, o teto abobadado reforça o estilo arquitetônico antigo, e o piso é de ladrilhos de terracota. Há ainda dois pequenos lances de escada e uma janela escondida atrás de cortinas.

A mobília é modesta. No local há uma mesa de madeira escura, um pequeno sofá vermelho e um cabideiro, no qual ficam penduradas as vestes litúrgicas brancas. São confeccionados três modelos —pequeno, médio e grande— que serão ajustados ao corpo do eleito. Ali, o novo papa vestirá, pela primeira vez, a batina branca antes de sair para a sacada da Basílica de São Pedro.

A troca das vestes acontece com a ajuda do mestre de cerimônias. Além de simbolizar uma mudança externa, o ato marca um momento de profunda reflexão para o cardeal que se torna papa.

O nome do cômodo, que lhe confere um caráter ainda mais intimista, faz alusão às lágrimas derramadas pelos papas. A passagem por ali tornou-se uma tradição e um rito carregado de significado.

Embutida em uma das paredes, há uma lápide na qual se lê: “Nesta sala, denominada ‘do pranto’ a partir de Gregório 14, que aqui, em 5 de dezembro de 1590, recém-eleito papa, derramou lágrimas de comoção, o novo pontífice, depois de aceitar a eleição, veste os trajes próprios.”

Mais de 130 cardeais se reúnem no Vaticano até que um deles receba dois terços dos votos no conclave e se torne o novo líder da Igreja Católica. Durante esse período, os cardeais ficam alojados na Casa de Santa Marta e, todos os dias, vão para a Capela Sistina.

Uma vez terminado o conclave, o que será sinalizado por uma fumaça branca na chaminé da Capela Sistina, o novo papa estará pronto para adentrar a Sala das Lágrimas.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 96 Hoje: 2 Total: 14328284

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.