MUNDO

Com 12 filmes, Brasil dobra presença na Berlinale e mostra "saúde criativa" do cinema nacional

Brasil na disputa pelo Urso de Ouro, mas não apenas…

Valente reflete sobre a diversidade da participação brasileira no festival. “Temos, por exemplo, um longa na competição principal (O Último Azul”, de Gabriel Mascaro), que é a principal vitrine do festival. Mas a presença brasileira vai além disso, alcançando a seção Forum e a Forum Expanded, que são espaços dedicados a obras mais experimentais e artísticas”, avalia.

A Berlinale também vai dar destaque a filmes antigos brasileiros restaurados, como “Iracema”, considerados clássicos, e produções atuais, que são a maioria, incluindo curtas, longas e até mesmo uma série na seleção oficial, dentro da seção Generation. “Essa seção, em particular, é interessante porque inclui apenas três produções de todo o mundo na programação deste ano, o que demonstra o forte interesse que essa série brasileira despertou”, aponta Valente.

Diversidade brasileira sob os holofotes

Para ele, a diversidade é um “sinal claro da amplitude do cinema brasileiro”. “Temos desde diretores iniciantes até cineastas já conhecidos e com histórico na Berlinale. Isso é relevante, porque mesmo entre os curtas, que costumam ser primeiros filmes, vemos casos de diretores que já participaram de outras edições do festival”, afirma Eduardo Valente, que também é diretor, roteirista e curador de mostras, além de participar de diversos festivais internacionais.

“Continuidade do cinema brasileiro”

“No Fórum Expanded, por exemplo, Felipe Bragança já esteve presente com outros filmes, assim como Caru Alves de Souza, Rafaela Camelo, Anna Muylaert e Gabriel Mascaro, entre outros. Realizadores como Márcio Reolon e Felipe Matzembacher também retornam à Berlinale, o que demonstra uma continuidade na presença brasileira”, analisa Valente.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 32 Hoje: 32 Total: 9512922

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.