MUNDO

Cid minimizou atuação de militares em golpe e depois foi mudando versões

Então essas conversas dos militares eu levo pra essa linha, grupo de Whatsapp, pessoas falando besteira. É que nem grupo dos empresários, os caras falando besteira. Mas parou. Para ali. Porque não tem plano. Ah, mas ele podia influenciar os generais acima. Mas os próprios generais, cada um tem o seu limite. Quem poderia fazer alguma coisa era quem tinha tropa na mão, a maioria daqueles caras não tinha tropa na mão
Mauro Cid, em seu primeiro depoimento à PF

Sobre Braga Netto, Cid o cita apenas como um elo entre o presidente e os manifestantes do acampamento golpista, omitindo toda a atuação do general para a realização do golpe.

Depois de detectar todas essas omissões, a PF chamou Cid para um depoimento em 19 de novembro de 2024. O vídeo mostra que o tenente-coronel estava tenso e enfatizava não ter participado da organização de ações golpistas. Ele ainda resistia a dar detalhes.

“Mais alguma coisa de concreto, não, porque eu não participei. Eu não participei. Eu falei da minuta, eu vi a minuta, eu vi a confecção, eu vi o presidente tocando. Mas, de detalhes disso, eu não sei, eu não sei se vocês querem saber mais nome de mais gente, ou que eu abra mais frentes”, disse Cid ao delegado. “Eu não quero ser chamado de mentiroso depois, eu não tô mentindo”.

Só dois dias depois, quando convocado para se explicar ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, foi que Cid revelou diversos detalhes novos do envolvimento de Braga Netto e dos militares das Forças Especiais. Confirmou que teve acesso a documentos com um planejamento operacional e deu informações sobre uma reunião com militares na casa de Braga Netto para bolar um plano de ação.

“A discussão estava nesse nível, o que poderia ser feito para que tivesse um caos utilizando as massas, utilizando aquela população toda que tava na rua, para que pudesse ser decretada alguma coisa”, contou em seu depoimento de novembro de 2024.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 43 Hoje: 11 Total: 12548445

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.