O Metsul também afirma que o excesso de chuva é a possível causa dos tremores de terra em Caxias do Sul, já que o que aconteceu não foi um terremoto convencional. Segundo o instituto de meteorologia, o fenômeno, que já tem histórico de incidência na cidade, não tem potencial para causar danos estruturais.
AGORA | Tremor de terra que atingiu bairros de Caxias do Sul na madrugada não foi um terremoto convencional. Trata-se de acomodação do solo pelo excesso de chuva. Quando chove demais, tais abalos de baixa magnitude ocorrem na Serra. Houve dois episódios em 2023. Redes sociais pic.twitter.com/KC1VeQKofL
— MetSul #AjudaRS (@metsul) May 13, 2024
Outra possibilidade, ainda segundo o geólogo, é de ter ocorrido a penetração de água nas rochas basálticas dessa região dos cânions. “Nessas colunas [das rochas basálticas], podemos ter a penetração de água, que vai lentamente dissolvendo a rocha e comprometendo sua estabilidade. […] Você tem um excesso de água que entra nessas fissuras da rocha, e as rochas que estão mais na beira podem sofrer algum tipo de colapso. Se for uma massa muito grande, pode provocar um pequeno abalo sísmico”, explicou.
O que aconteceu
Os casos foram registrados nos bairros Madureira, Jardim América, Universitário e Pio X, entre 3h e 4h da manhã.
Os tremores provavelmente também aconteceram em outras regiões de Caxias do Sul, mas os relatos partiram da região central, por ela ser mais densamente povoada.
noticia por : UOL