MUNDO

Bailarina de projeto social no Recife é selecionada para intercâmbio na Argentina

Emmanuelli do Nascimento, 15, é desde 2017 aluna do projeto social Pontinha de Futuro, iniciativa que leva aulas de balé para crianças de comunidades da periferia do Recife.

Criada no Alto Santa Isabel, na zona norte da cidade, a jovem conquistou uma bolsa para fazer um intercâmbio educacional e cultural na Argentina. As atividades para a experiência internacional começam antes mesmo da viagem, prevista para o segundo semestre de 2025, início do ano letivo no país.

A iniciativa é do Rotary Club do Recife. “Sempre foi meu sonho fazer um intercâmbio, tentei fazer pelo Recife no Mundo [projeto da prefeitura], porém, infelizmente, não passei na última fase, isso me abalou muito. Quando recebi a notícia que fui aprovada para fazer o intercâmbio pelo Rotary, eu fiquei super feliz, nervosa e emocionada”, conta Emmanuelli.

A recifense participará do intercâmbio no formato de longa duração, que consiste na cobertura de todo o ano letivo, onde os participantes moram com diferentes famílias anfitriãs e estudam em escolas locais. No caso de Manu, o Rotary também planeja a matrícula da jovem em uma escola de balé argentina, para que ela continue fazendo as aulas durante o intercâmbio.

Filha da auxiliar de confeitaria Maria Madalena e do auxiliar de serviços gerais Marcelo, Manu está no 9º ano da Escola Municipal Professor Nilo Pereira.

Apesar do desafio de ficar um ano longe da filha, Madalena diz acreditar que essa será uma experiência importante para a formação pessoal dela, que eles dificilmente poderiam oferecer com recursos próprios. “Vai ser uma ótima oportunidade para ela aprender a ser independente, aprender novas culturas. Vai ser ótimo para evolução e desenvolvimento dela”, diz.

O convite para que as alunas do Pontinha participassem da seleção veio da madrinha do projeto, Mirella Cozzi, que também é associada e colaboradora do satélite recifense do Rotary Club.

“Sou madrinha do Pontinha de Futuro desde 2017, junto com algumas amigas. Em uma de nossas reuniões, sugerimos a participação das alunas do Pontinha de Futuro na seleção das bolsas de intercâmbio, e Manu foi a selecionada no processo”, explica Mirella.

Segundo ela, passagens serão custeadas pelo Rotary Brasil, e as despesas de estadia, alimentação e outras necessidades do dia a dia ficarão por conta das famílias que recebem os intercambistas. Manu também receberá uma ajuda de custo mensal despesas particulares. “Vamos, inclusive, fazer um enxoval de viagem para a Manu, com coisas básicas e indispensáveis como mala, roupas e calçados de frio”, diz Mirella.

O Pontinha de Futuro é um projeto social que leva aulas de balé clássico para aproximadamente 100 crianças e adolescentes, entre 3 e 18 anos, moradoras de periferias da zona norte do Recife. Idealizado pela bailarina, professora e coreógrafa Jaynara Figueirêdo, em parceria com o marido Almerindo Neto, em setembro deste ano o projeto completou oito anos de existência.

As atividades contam com a colaboração de madrinhas e padrinhos, pessoas responsáveis por doar fardamentos, figurinos e outros itens. “O Pontinha se tornou o meu projeto de vida. É onde eu deposito todo meu amor, esperança e energia. É um sonho que vem sendo realizado e compartilhado com várias outras pessoas”, afirma Jay.

Atualmente, 70% das alunas não pagam para participar das aulas e 30% pagam uma taxa simbólica de R$ 35 por mês. Também são realizadas rifas e sorteios para ajudar na manutenção do espaço, na realização dos espetáculos e em comemorações anuais como Páscoa, São João e Dia das Crianças.

Outra ação promovida pelo Pontinha de Futuro, em parceria com médicas “madrinhas”, são as consultas pediátricas realizadas de forma gratuita, para acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes.

A expectativa é que a parceria firmada entre o Pontinha de Futuro e o Rotary ocorra anualmente.

“Está sendo muito importante contar com essa parceria. Alunas do projeto terão a oportunidade de participar da seleção para concorrer a uma bolsa de intercâmbio e uma jovem poderá ser selecionada para viver essa experiência tão enriquecedora”, diz a criadora do Pontinha.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 49 Hoje: 4 Total: 7510036

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.