MUNDO

Ao representar Argentina, Brasil repete ajuda dada na Guerra das Malvinas

O papel exercido pelo Brasil em Londres foi de longa duração. O Itamaraty ficou responsável pelos interesses argentinos entre 1982 e 1990, quando finalmente Reino Unido e Argentina restabeleceram relações diplomáticas.

Outros casos

Na região, o Brasil também já desempenhou esse papel. O Itamaraty passou a representar os interesses bolivianos no Chile, diante da Guerra do Chaco, que aconteceu de 1932 a 35.

O Brasil também já representou os interesses dos Estados Unidos. Em 1914, com a intervenção armada norte-americana no porto de Veracruz, o México e os EUA romperam relações diplomáticas. A missão brasileira na capital mexicana, chefiada por José Manoel Cardoso de Oliveira, passou a representar os interesses norte-americanos no país vizinho.

Em seguida, Argentina, Brasil e Chile se ofereceram como mediadores no conflito entre os dois países, e foi convocada, para tanto, a Conferência de Niagara Falls, no Canadá.

A prática diplomática de representação é tradicionalmente dada a países com a capacidade de manter os canais abertos com todos os interlocutores. A Suíça, por exemplo, representou por anos os interesses americanos em Cuba e no Irã, depois da revolução islâmica.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 91 Hoje: 2 Total: 7626563

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.