Ao menos cinco pessoas, três delas menores de idade, morreram neste domingo (29) após uma explosão ocorrida em uma casa perto do aeroporto internacional de Cabul, onde as tropas estrangeiras realizam a fase final das evacuações, informaram fontes oficiais à Agência Efe.
A explosão foi causada por “um míssil que atingiu uma casa localizada no distrito 15 da capital” afegã, disse Qari Rashed, oficial da Polícia de Cabul.
Até o momento, “cinco civis, incluindo três menores, morreram no incidente”, detalhou, em condição de anonimato, um médico do hospital de Khairkhana, para onde foram levadas as vítimas.
De acordo com o canal de notícias afegão Tolo, a explosão ocorreu em Khajeh Baghra, uma área residencial nos arredores do aeroporto.
O ataque, cuja autoria ainda é desconhecida, ocorre 24 horas depois do alerta emitido no dia anterior pelo Pentágono sobre “ameaças críveis” contra a missão no Afeganistão, concentrada no aeroporto da capital.
De acordo com a advertência, as ameaças de atentados no Afegainstão podem representar “os mais perigosos até agora”, após o ataque cometido na quinta-feira passada (26), reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico.
Expira em menos de 48 horas o prazo exigido pelos talibãs para que os militares americanos e seus aliados abandonem completamente o Afeganistão.