MUNDO

Anatomia de um lanche: sucuri come capivara e fica 'inchadona'; como pode?

A digestão das sucuris é um processo complexo e demorado. O processo pode levar de três a quatro semanas, dependendo do tamanho da presa.

A mandíbula flexível da sucuri permite abrir a boca em até 180 graus para engolir grandes presas.
Cláudio Machado, biólogo

Suas costelas móveis e pele elástica aumentam o espaço interno do corpo. A sucuri passa por mudanças fisiológicas durante a digestão. A pele e os órgãos envolvidos na digestão, como o esôfago e o estômago, podem se dilatar até três vezes mais do que o normal. Isso acomoda a grande presa dentro do corpo da cobra.

O ambiente e o tamanho da presa influenciam na digestão. Em temperaturas mais quentes, a digestão ocorre mais rapidamente. “Ela pode demorar de três a quatro semanas para digerir completamente uma presa grande como uma capivara”, explica Cláudio.

Sucuris enfrentam riscos durante a digestão. Elas podem ser atacadas por outros animais ou molestadas por humanos. Isso pode obrigá-las a vomitar a presa para fugir.

As sucuris têm uma dieta variada e não engolem seres humanos. Alimentam-se de porcos-do-mato, cervos, antas e jacarés, mas não de bois adultos e nem de seres humanos. “Não há registros científicos de sucuris se alimentando de seres humanos”, diz Cláudio.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 46 Hoje: 2 Total: 5550907

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.